02 março, 2012

Ilha Nusa Lembongan, logo ali, ao lado de Bali

Mushroom Beach
Dream Beach
Os moradores daqui também são hindus
Desde 1984, os habitantes da ilha trabalham no cultivo, colheita e secagem de algas marinhas, para vender-las por míseros IDR3.000/ U$0,33 o kilo depois de seca, que equivalem a 5kg de alga verde. As algas são exportadas para indústria de cosméticos do mundo todo!


A vida passa devagar por aqui... Um lugar delicioso para descansar e sentir como os locais levam a vida, gente querida, um dos povos mais simpáticos da Ásia!
Ilha calma sem baladas, quase não se vê carros, só motocas, um mar lindo,  águas claras, quentes, transparente, com a cor variando entre azul turquesa e verde claro, praias quase desertas, um paraíso! E como Bali, a Ilha de Lembongan também é hindu. Amamos esse lugar!!
*Nusa em Balinês, significa ilha.
Transitando pela ilha...
A ilha não é grande, mas é longe para caminhar, por exemplo da praia de Jungut Batu até a praia de Mushroom, então se quiser conhecer as praias da ilha, o melhor é alugar uma scooter por IDR50.000/ U$5,50 com gasolina inclusa. 
Dormir
É raro encontrar pousadas com A/C e chuveiro com água quente por aqui.
Na Jungut Batu Beach, é a praia onde estão a maioria das pousadas, muitas para escolher e também as opções mais baratos da ilha, é a praia mais movimentada, não é boa para banho, por ter muitos barcos, cultivo de algas e a areia fofa difícil de andar, mas tem um belíssimo pôr do sol e é lindo para assistir inesquecíveis cenas dos trabalhadores colhendo as algas na maré baixa pela manhã. É a nossa escolhida para ficar, se voltássemos ficaríamos aqui de novo! É a praia mais viva da ilha!!
Ficamos ali no Linda Bungalow, hospedagem simples, mas o lugar tem personalidade, charmoso, limpo, bem localizado e muito arrumadinho! Não tem piscina, o chuveiro é com água fria, o quarto é com ventilador e WiFi só no vizinho! Mas é pé na areia!!! Nós gostamos de estar ali, foi muito gostoso! Recomendamos!
Dica: Se você ligar e reservar eles vão te buscar no porto de graça e no dia em que partir ou pedem para o barco te pegar na frente da pousada ou eles te levam ao pier também de graça. Vendem bilhetes de barco para Padangbai, Gili ou Sanur, tanto para barcos rápidos com públicos. Alugam também motocas por IDR50.000/ U$5,50 com gasolina inclusa.
* Ao lado da Linda Bungalows, ao longo da praia tem várias opções de pousadas.
www.lindabungalows.com
Tel: 62.81.236.00867
Na Mushroom Beach
A praia de Mushroom é assim... Mar lindo, uma verdadeira piscina, sem onda alguma, a praia é isolada, com poucas pousadas nos seus 200 metros de areia gostosa para estender a canga e ficar à toa, um paraíso!! 
Waka Nusa Resort, é show, de frente para o mar, novinho com piscina, quartos charmosos, com A/C e água quente. A diária custa por volta de U$130. Serve uma boa comida, almoçamos lá duas vezes e gostamos muito! 
Existe algumas outras opções por ali, dá para chegar, pesquisar, barganhar e ficar.
*A desvantagem ou vantagem de se hospedar aqui é a de ficar um pouco isolado, em um local muito calmo.
www.wakaexperience.com 
Na Dream Beach
É a praia mais afastada e isolada da ilha, super exclusiva com 100 metros de praia entre rochas, o mar com um pouco de onda  e uma única pousada, nada mais. 
Dream Beach Huts, uma pousada em um lugar exclusivo, todos os bungalows são com chuveiro com água fria e ventilador no quarto e não tem WiFi.
*A desvantagem ou vantagem de se hospedar aqui é a de ficar muito isolado, em um local muito calmo.
Diárias a partir de IDR650.000/ U$72.
www.dreambeachlembongan.com
Como chegar na Ilha de Lembongan partindo de Bali
Os barcos saem da praia de Sanur (Bali) e tem uma agência oficial que vendem os tickets:
Endereço: Jalan Hang Tuah Pantai. Fica dentro da praia de Sanur, ao lado do Ananda Beach Hotel e do Grand Bali Beach, é esquina com a rua que nasce na direção do Dunkin Donuts.
Preços e horários dos barcos
- Barco público lento: às 8h00 custa IDR60.000/ U$7 e o das 10h30 custa IDR80.000/ U$9. Leva 1h30 de viagem.
- Barco público rápido: Tem com bastante frequência entre às 9h00 e ás 17h00, custa IDR175.000/ U$19 e são 30 minutos de viagem.
- Quase todos hotéis, agências em Sanur e em toda Bali vendem barcos privados por IDR250.000/ U$28 por pessoa.
*Para retornar a Bali, as pousadas em Lembongan vendem passagens pelos mesmos valores.
Seguindo caminho de Lembongan para ilhas Gilis e Lombok...
Lancha rápida direto de Lembongan para Gili: são 2 horas de viagem e custa IDR600.000/ U$66 por trecho por pessoa. Você pode ficar em Lombok ou escolher em qual Gili quer ficar. A maioria das pousadas em Lembongan vendem.
É possível também...
Pegar em Lembongan um barco para Kusamba em Bali (30 minutos) e de lá um bemo (transporte coletivo) te leva para Padangbai, onde fica um dos portos de Bali, de onde partem barcos para as Gilis. Dá para sair de Lembongan com os 2 transportes até Padangbai já comprados, as pousadas vendem o combinado por IDR125.000/ U$14 por pessoa. Veja aqui como ir de Padangbai para Gilis e Lombok.

Mais dicas...
- As pousadas e todo mundo vende saídas para snorkeling (IDR200.000/ U$22 para 2 pontos, 1 hora em cada um) e mergulho.
- Ir a Lembongan, vale muito para viver um lugar sossegado e praias com visuais lindos, fora da movimentada Bali.
- Se quiser se hospedar na praia de Mushroom, há lanchas rápidas que partem de Sanur e vão direito para lá.
- Na baixa temporada dá para chegar sem reserva e escolher lá. Se não tiver com muitas malas, quando descer do barco vá a pé para o seu lado esquerdo da praia de Jungut Batu, pegue a passarela a beira mar, caminhe por 7 minutos e encontrará muitas opções, inclusive a Linda Bungalows, será muito fácil encontrar a sua pousada!
É preciso barganhar, sempre abaixam o valor inicial!
- Se reservar, a sua pousada te buscará na parada do barco no porto gratuitamente, a maioria oferece o serviço.
- Quando descer do barco tem muitos pessoas oferecendo hospedagem, mas se quiser ficar livre para encontrar sozinho a sua pousada, é muito fácil encontrá-las.
Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...