13 dezembro, 2011

Jacarta, Indonésia. Fuja se puder!!

Kota, a cidade antiga

Artista de rua no centro velho de Jacarta
Centro moderno de Jacarta
Monumento Nacional, o Monas
Ônibus público. Destaque para a posição do volante e o motorista, que dirige torto o dia todo
Na Indonésia "tuk tuk" se chama "Bemo" e ai estão eles... 


Jacarta é a capital da ilha de Java e da Indonésia. É feia, grande e caótica com 10 milhões de habitantes. É difícil se locomover, o transporte público é ineficiente, não existe metrô, os ônibus são poucos e a comunicação com o motorista é quase impossível. Usamos táxi para ir em todos os lugares, mas muitas vezes o taxista não fala inglês e a coisa fica mais complicada. 

A modernidade tomou conta com grandes shoppings e prédios enormes mas deixou tudo todo o resto no terceiro mundo... Cidade, população, transporte.
Conclusão, a cidade é um caos, evite ao máximo passar por aqui!

Essencial
- Kota, a cidade antiga. Tem vários museus ao seu redor.
- Centro moderno de Jacarta. Onde está o Palácio do Presidente, o Museu Nacional, o Monumento Nacional (Monas) e shoppings pomposos.
- Shoppings Plaza Senayan e Plaza Semanggi, são uns dos melhores shopping da cidade. A região que eles estão é chique e tem outros shoppings por lá.

Dormir
Nós ficamos no Onyx Residence é muito bom, com Wi-Fi, A/C e um básico café da manhã. O preço também é ótimo, pagamos U$30. Recomendamos! Ás vezes no Booking.com tem melhor preço que no próprio site, compare.
Dica
*Caso o taxista não encontre o endereço do seu hotel peça para ele ligar no hotel, para pegar as direções. Precisamos fazer isso varias vezes, porque os endereços, os taxistas e os motoristas de tuk tuk são muito confusos em Jacarta.

Cuidados com a segurança
Evite estar em Kota e andar sozinho depois que escurecer.

Pegando táxi
A maioria dos táxis não são confiáveis, ás vezes não são seguros e muito não usam taxímetro. É importante pegar táxis confiáveis aqui. Recomendamos o Blue Bird (de cor azul claro, mas fique esperto que vários são da mesma cor para enganar). Todas ás vezes, usamos essa empresa, já haviam nos recomendado, usam taxímetro e são seguros, mas muitos motoristas não falam inglês. 
O Silver Bird é da mesma empresa, mas são táxis de luxo, com Mercedes e os motoristas falam inglês, não usamos!

De onde viemos
Singapura com a Tiger Airways, a passagem custou U$73 com todas as taxas inclusas.

Seguindo caminho
Para Yogyakarta com Lion Air, a passagem custou IDR450.000/ U$50
Há trens noturnos pra Yogyakarta, custa IDR150.000/ U$17, em segunda classe, mas são terríveis, velhos e ainda para piorar os passageiros fumam dentro do trem. Quem usou não recomenda! Evite!

Dica
A agência Aviatour vende passagens da Lion Air, pelo preço do site. É no 3
º andar.

Links
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...